A pressão é geralmente obtida pelo filtro prensa

No trabalho técnico, a pressão é geralmente obtida pelo filtro prensa . Esta é uma estrutura de ferro forte, na qual várias células de filtro de ferro ou bronze leste são suportadas.

Cada célula é composta de duas placas de metal planas com bordas elevadas, separadas por um "quadro de distância" oco do mesmo metal. Existe um orifício no centro de cada placa e ranhuras em cada superfície que conduzem a uma abertura no bordo inferior da placa. Um filtro é feito de duas peças de tecido, um pouco maiores que as placas, costuradas ao longo da margem de uma pequena abertura circular no centro de cada uma. Um pedaço do tecido é passado através do orifício na placa e, em seguida, ambas as peças são espalhadas suavemente, uma em cada lado da placa.

 

Uma outra placa é preparada da mesma maneira, e tendo sido colocada uma moldura de distância entre elas, a célula assim formada é colocada verticalmente na estrutura de prensa, onde é suportada por ressaltos em cada placa e moldura de distância. Quando o número desejado de células está pronto, eles são apertados juntos por meio de um parafuso pesado, que passa através de uma extremidade da estrutura da prensa. Assim, uma série de células, revestidas com pano de filtro e conectadas por um canal direto através dos orifícios centrais, é formada. Uma poderosa bomba de força aciona o líquido a ser filtrado para dentro das células, onde passa de uma para a outra até que elas estejam cheias. A pressão hidrostática força o líquido através dos filtros para as ranhuras nas placas, ao longo das quais flui, e escapa pelas aberturas no lado inferior da placa.