O que é teologia?

 

 

De acordo com a universidade da bíblia o estudo da teologia é considerado por muitos como seco, chato, irrelevante e complicado. Mas para aqueles que querem conhecer a Deus, o estudo da teologia é indispensável.

A palavra "teologia" vem de duas palavras gregas, theos ("Deus") e logos ("palavra"). O estudo da teologia é um esforço para fazer afirmações definitivas sobre Deus e suas implicações de uma maneira precisa, coerente e relevante, baseada nas auto-revelações de Deus. A doutrina prepara as pessoas para cumprir seu propósito primordial, que é glorificar e deleitar-se em Deus através de um profundo conhecimento pessoal dele. O relacionamento significativo com Deus depende do conhecimento correto dele.

Qualquer sistema teológico que distingue entre “proposições racionais sobre Deus” e “um relacionamento pessoal com Deus” deixa de ver essa conexão necessária entre amor e conhecimento. A capacidade de amar, apreciar e contar aos outros sobre uma pessoa é aumentada pelo maior conhecimento dessa pessoa. Amor e conhecimento andam de mãos dadas. Bons amantes são estudantes do amado. Conhecimento de Deus é o objetivo da teologia.